as operaes militares na era da informao e da comunicao
NA
ERA
DA INFORMAÇÃO E DA
COMUNICAÇÃO
AS OPERAÇÕES MILITARES
NA ERA DA INFORMAÇÃO
E DA COMUNICAÇÃO
“Os instrumentos da batalha apenas são válidos, se os soubermos utilizar.”
ARDANT
DU
PICQ
1
Carlos Jorge de Oliveira Ribeiro 2
Tenente Coronel de Transmissões (Eng.)
RESUMO
Os conflitos neste século serão, essencialmente assimétricos 3 e, para os combater, é essencial dispor de forças flexíveis, facilmente ajustáveis a cada situação e dotadas de uma elevada componente tecnológica.
Nesta nova Era da Informação e do Conhecimento, a informação joga um papel decisivo para a obtenção de uma Superioridade de Informação que permita a condução de Operações Centradas em Rede. Para obter o sucesso neste tipo de operações, contribui também decisivamente a interligação em rede das componentes da força que se encontram geograficamente dispersas no campo de batalha, bem como a melhor e mais rápida utilização da informação, por forma a obter a Superioridade de Decisão, impedindo assim o adversário de reagir em tempo útil.
Dispondo de uma Rede Global de Informação e de Superioridade de Informação e de Decisão, podemos conduzir Operações Centradas em Rede com o propósito de atingir o Domínio Completo do Espectro das Operações Militares.
1
Ardant du Picq, Charles J. J. J., Battle Studies, Project Gutenberg 2005, 10.ª Edição.
Professor na Academia Militar das disciplinas de Táctica de Transmissões e de Transmissões e Guerra
Electrónica, Director dos Cursos de Transmissões e membro efectivo do CINAMIL (Centro de
Investigação da Academia Militar).
3
Para Pascal Boniface a assimetria consiste em explorar todas as fraquezas do adversário para se poder ser mais nocivo. A assimetria consiste em recusar as regras de combate impostas pelo adversário tornando, desta maneira, completamente imprevisíveis as operações (Boniface, 2003: p. 137).
2
–9–
PROELIUM – REVISTA
DA
ACADEMIA MILITAR
1. INTRODUÇÃO
Ao longo dos séculos, a tecnologia tem influenciado os