As ondições de trabalho do carteiro

5566 palavras 23 páginas
Qualit@s Revista Eletrônica ISSN 1677 4280 Vol.9. No 2 (2010)

AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DO CARTEIRO
Anderson Eler
Sandra Maria Coltre
1 Introdução
O absenteísmo é compreendido como toda ausência ao local de trabalho justificada ou não. As organizações enfrentam o fenômeno do absenteísmo há muito tempo e ainda hoje, é uma questão que ainda as organizações se debatem para administrar. Apesar do assunto não ser moda no contexto de publicações acadêmicas, isso não diminui sua importância, já que o absenteísmo causa transtornos tanto a organização como aos clientes que dela depende.
Apesar das várias políticas de benefícios, descobrir o que leva o indivíduo a se ausentar no trabalho, é de interesse de qualquer organização, pois segundo o Presidente do Instituto Ethos, no Congresso Paranaense de Recursos Humanos (2009), em sua palestra, “em 10 anos aproximadamente 40% das aposentadorias serão por causa de depressão”. As causas do problema podem ser variadas, podendo resultar em ausentes crônicos, turistas, perdidos, agressivos, notívagos e ocasionais.
Fontes (1980) compreende que o absenteísmo é uma forma de protesto utilizada pelo funcionário, para mostrar que não está satisfeito com as condições de trabalho. Por outro lado, é prematuro concluir que a falta ao trabalho é simplesmente uma negligência praticada pelo indivíduo, pois tal comportamento pode ser decorrente de variados aspectos físicos e psicológicos. Corroboram Nadler, Hackman Lawler (1983), França (2007) e Ribeiro (2008), que o absenteísmo além de proporcionar custos elevados para a organização, prejudica o desempenho organizacional. Isso porque, a ausência de um funcionário acaba trazendo sobrecarga de trabalho aos demais na tentativa de suprir essa necessidade.
O desenvolvimento da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, denominada daqui por diante de ECT, corresponde ao próprio crescimento do país desde a sua descoberta em 1500. A primeira correspondência oficial ligada ao

Relacionados

  • PSICOLOGIA NO ÂMBITO PRISIONAL
    14876 palavras | 60 páginas
  • check
    240773 palavras | 964 páginas
  • Pássaros feridos colleen mccullough
    98932 palavras | 396 páginas
  • Livro imagens da administração
    161111 palavras | 645 páginas