As necessidades das políticas públicas para efetivação dos direitos humanos no brasil.
As necessidades das políticas públicas para efetivação dos direitos humanos no Brasil.
Trabalho apresentado ao curso de Serviço Social da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Formação social, política e econômica do Brasil; Antropologia; Psicologia geral.
Prof(s). Gleiton Lima, Giane Albiazzetti e Lisneia Rampazzo.
Maceió
2011
Introdução
O objetivo deste texto é analisar a importância dos valores de cada indivíduo como também as suas diferenças etnico-raciais e econômicas da população afro-brasileira frente às políticas públicas. A importância de se compreender e respeitar as especificidades destes grupos junto as suas diferentes culturas e visões de mundo se faz necessárias, para a inclusão dos mesmos na sociedade brasileira.
A modernização dos tempos teve seus benefícios, mas não para a população afro-brasileira, que vem lutando ao longo dos anos para que seus direitos sejam garantidos numa sociedade capitalista e desumana. A luta por esses direitos traz uma problemática esta sociedade: O reconhecimento do direito a diferença, uma das dimensões dos direitos humanos.
Desenvolvimento
A formação dos indivíduos e grupos sociais está diretamente ligada à burguesia e as forças produtivas. Na sociedade capitalista o indivíduo tem o seu tempo de trabalho como medida de lucro, para isto era preciso estar em boas condições físicas, para atender ao mercado de trabalho, pois só assim o indivíduo conseguiria se introduzir na sociedade capitalista; vendendo a sua força e seu trabalho a esta classe.
Assim se fez o capital, que é uma relação social, junto ao capitalismo que é neste caso um modo de produção. Essas relações sociais são medidas e adquiridas através do que se possui; Os que não tinham bens sobreviviam com a venda da sua força e seu trabalho aos acumuladores de riquezas (os capitalistas). É desta forma que se dá a dinâmica desta conflitante sociedade onde a minoria fica com o mínimo de retorno do seu