Ética, alteridade, respeito frente à necessidade das políticas públicas para a efetivação dos direitos humanos no brasil.
PRODUÇÃO DE TEXTO INTERDISCIPLINAR
UNOPAR Teixeira de Freitas 2011
DANIELA REZENDE FERNANDES DUQUE
ÉTICA, ALTERIDADE, RESPEITO FRENTE À NECESSIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL.
Produção textual interdisciplinar individual apresentada ao curso de Serviço Social da Faculdade Unopar, extensão Teixeira de Freitas, como requisito parcial à obtenção do Título de Bacharel em Serviço Social. Orientadores: Prof.: Gleiton Lima, Giane Albiazzetti, Rosane Malvezzi, Lisneia Lampazzo.
UNOPAR Teixeira de Freitas 2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.........................................................................................................................3 1-DESENVOLVIMENTO 1.1 Ética, alteridade, respeito frente à necessidade das Políticas Públicas para a efetivação dos Direitos Humanos no Brasil............................................................4 CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................................8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................................9
INTRODUÇÃO
O presente trabalho discorre sobre a importância dos princípios étnicos para gestão das políticas públicas. Considera a dimensão da ética, alteridade e respeito como valores essenciais nas relações dos homens para entender que a diversidade vai muito além da cor da pele ou da condição social. Questiona a problemática da discriminação e do preconceito em determinados grupos sociais e propõe uma reflexão ética para debater a diversidade como riqueza cultural. E, a partir daí, a gestão pública elaborar seus programas de políticas públicas como meio de inclusão social. O texto discute dentro de um contexto sócio-político que a convivência em sociedade só se torna possível se as diferenças forem respeitadas.
1. DESENVOLVIMENTO
1.1 Ética, alteridade, respeito frente à necessidade