As mudanças climáticas, segundo o engenheiro ambiental
2. INTRODUÇÃO
Há muito tempo busca-se uma resposta pela modificação do comportamento do clima, pois este já não possui mais as características iniciais e já é muito diferente das características do século ou década passada. Diversos fatores influenciam nas características climáticas, podem ser eles:
Temperatura;
Ventos;
Pressão;
Umidade relativa do ar;
Radiação solar;
Localização, como altitude e latitude;
Relevo;
Vegetação;
O clima pode ser diferente de região para região, sendo que o Brasil possui um clima geral, os estados possuem um clima típico e cada cidade possui um clima específico. Sendo assim muitas vezes caracterizando um micro clima de cada região. As características climáticas de uma cidade são influenciadas pelos equipamentos que ela possui, interferindo diretamente na temperatura. Devido á estudos mais longos observou-se que os grandes centros urbanos possuem um clima diferenciado do resto da cidade, podendo ser ás vezes de 2°C á 6 °C maior de diferença. Muitas vezes isso ocorre por causa da formação de ilhas de calor.
Ilhas de calor são elevadas mudanças de temperatura em determinados pólos centrais em relação á zona rural ou a bairros mais distantes. Este fenômeno climático ocorre devido ao aglomero de construções, movimentação intensa de veículos com alta carga de poluentes atmosféricos, grande circulação de pessoas, materiais altamente reflexíveis em edificações, causando alteração no balanço de radiação solar. Este fenômeno também ocorre devido ao déficit de vegetação nos centros urbanos, que além de vários benefícios ainda contribuem na amenização de temperaturas. As ruas também são asfaltadas, absorvendo grande parte do calor recebido.
Por causa de todos estes fatores as cidades gastam muito mais em energia para a refrigeração, como ar condicionado, e ainda sentem um desconforto muito grande.
3. MUDANÇAS CLIMÁTICAS
As mudanças climáticas