As modalidades do atletismo
Angelita de Souza Moreira 1° Semestre
As primeiras provas de atletismo estão datadas de 776 A.C quando os e mais foi introduzido nos jogos olímpicos realizados pelos gregos. As modalidades do atletismo até hoje estão presentes nas Olimpíadas que é um dos eventos esportivos mais importantes do mundo.
As modalidades do atletismo somam um total de 20 tipos diferentes de competição, são elas:
Prova de 5 e 10 mil metros – São as provas mais longas disputadas dentro de estádios, é também conhecida como corrida de fundo. A prioridade dos atletas dessa modalidade é a resistência física e não a explosão. Essa modalidade foi disputada a primeira vez em 1912, nas Olimpíadas de Estocolmo, na Suécia.
Provas de 100 e 110 metros com barreiras – Essa é uma modalidade de alta velocidade com 110 metros masculino e 100 feminino. A explosão é é essencial nessa prova que além da velocidade tem que saltar 10 barreiras com 84 cm para as mulheres e 1, 067 para os homens.
Prova dos 100 metros – Teve sua estréia em 1986 nos jogos da era moderna em Atenas, 1986. Curiosidade: Essa é talvez a prova mais esperada nos jogos quando de 4 em 4 anos todos esperam para conhecer o homem mais rápido do mundo. Nela o atleta respira uma única vez durante todo o trajeto reto. É possível completa-la em apenas 10 segundos. O Recorde mundial dos 100 metros é do jamaicano Usain Bolt com 9,58 segundos.
Prova dos 200 metros – Nessa prova após “explodir” o atleta deve encontrar o equilíbrio para manter o ritmo na curva, esta muitas vezes define o campeão. Usain Bolt é novamente recordista nesta prova com 19,2 segundos.
Prova dos 400 metros – Essa prova surgiu na era moderna, nela os atletas completam uma volta na pista de atletismo com exatos 400 metros.
400 metros com barreira – Nesta prova os homens saltam 10 barreiras de 91, 4 centímetros durante o trajeto de velocidade e as mulheres 10 barreiras de 76,2 centímetros. Foi criada na Universidade de Cambridge, Inglaterra e entrou para as