As marchas da Periferia
Para o corrente ano, 2013, escolhemos como tema “Pelos Amarildos, da Copa Eu Abro Mão” na tentativa de alertar a população brasileira e maranhense em especifico para o crescente processo de criminalização e extermínio da população negra e pobre, sobretudo entre os jovens. Ajudante de Pedreiro e negro, Amarildo de Souza, 47, que teria sido sequestrado e morto por policias de uma UPP do Rio de Janeiro, passou a ser o maior símbolo da luta contra o extermínio da população negra no Brasil.
Combinado a isso, a Marcha da Periferia de 2013 exigirá dos governos de todo o país que ofereçam serviços públicos com qualidade “Padrão FIFA”, já que para as empreiteiras envolvidas no esquema de construções das obras faraônicas dos megaeventos (Copa de 2014 E Olimpíadas de 2016) esses mesmos governos estão desviando mais de 45 bilhões de reais dos cofres públicos.
No Maranhão, a Marcha da Periferia de 2013 acontecerá no dia 22 de novembro. No entanto, diversas atividades políticas e culturais já estão acontecendo nos bairros de periferia como preparativo para a realização da Marcha.
As marchas da Periferia são eventos que acontecem desde 2006 tendo como objetivo principal sensibilizar e mobilizar a população pobre e negra a para pressionar os governos em suas esferas federal, estadual e municipal a implementar políticas públicas nos bairros de periferia. Essas Marchas são organizadas por diversas entidades que