As Instituições Sociais
Passo 1:
As instituições são: a família, as instituições religiosas, instituições econômicas, instituições educacionais e instituições politicas. Dessas Instituições Sociais básicas aquelas que têm a socialização como fim explicito são: a família, as religiosas e as educacionais. A família: é um grupo de parentesco que tem como responsabilidade principal a socialização de suas crianças e a satisfação de outras necessidades básicas. A família é considerada como uma unidade social básica e universal. Básica, por dela depender a existência da sociedade e universal pois é encontrada em todas as sociedades humanas, de uma forma ou de outra.
As religiosas: ao estudarmos a religião, do ponto de vista sociológico, não nos interessa questiona-la se é ou não verdadeira, nos preocupamos tão somente quanto ao seu aspecto como importante fenômeno social encontrado em todas as sociedades.
As funções principais da religião giram em torno de três tipos de interesse:
1) As doutrinas, que são um padrão de crenças que dizem respeito á natureza do relacionamento do homem com Deus;
2) Os rituais, que simbolizam essas doutrinas e mentem as pessoas conscientes de seu significado;
3) E uma série de normas de comportamento que estão de acordo com a doutrina.
Instituições sociais: o sistema educacional é dos mais importantes instrumentos de socialização nas sociedades modernas. A educação é uma das atividades básicas das sociedades humanas, é o processo pelo qual a sociedade procura transmitir suas tradições, costumes e habilidades aos mais jovens. Nas sociedades primitivas, a educação geralmente ocorre pelo contato das crianças com os pais, parente e amigos. Nas sociedades modernas a família não perdeu sua importância no ensino, mas trouxe a necessidade de outros tipos de instrução que necessitam de órgãos educacionais especializados.
Instituições politicas: politica se refere aos processos sociais pelos quais as pessoas ganham, usam, e perdem poder, e