As Instituições Sociais
01. DEFINIÇÃO: Instituição é toda forma ou estrutura social instituída, constituída, sedimentada na sociedade. São o modo de pensar, de sentir e de agir que a pessoa, ao nascer, já encontra estabelecidos e cuja mudança se faz lentamente, muitas vezes com dificuldades. As instituições são formadas para atender a necessidades sociais de uma sociedade. Elas servem também de instrumento de regulação e controle das atividades dos membros dessa sociedade.
02. GRUPO SOCIAL E INSTITUIÇÃO SOCIAL: Apesar de dependerem um do outro, grupo e instituição são duas realidades distintas. Os grupos sociais são reuniões de indivíduos com objetivos comuns, envolvidos num processo de interação mais ou menos contínuo. Já as instituições sociais se referem a regras e procedimentos que se aplicam a diversos grupos. Por exemplo: o pai, a mãe e os filhos formam um grupo primário; as regras e os procedimentos que regulamentam essa relação fazem parte da instituição familiar. Isso significa que as mesmas regras e normas de conduta de uma família valem para todas as famílias de uma determinada sociedade, já que elas assumem um caráter institucional. Outro exemplo: os membros de uma empresa constituem um grupo social formado por acionistas, administradores, prestadores de serviços e empregados. As relações entre essas pessoas são reguladas por leis, regras e padrões que objetivam fazer a empresa funcionar e dar lucro aos proprietários. Essas normas caracterizam a instituição econômica, pois seus preceitos são igualmente aplicados em todas as empresas.
03. INTERDEPENDÊNCIA ENTRE AS INSTITUIÇÕES: uma instituição não existe isolada das outras. Há entre elas uma relação de interdependência, de tal forma que qualquer alteração em determinada instituição pode acarretar mudanças maiores ou menores nas outras.
04. PRINCIPA IS TIPOS DE INSTITUIÇÕES:
a) A Família: embora