as importancia do ferro e do cobre na sociedade atual
O cobre tem as suas principais aplicações, devido à sua boa condutibilidade térmica, no fabrico de tubos de aquecimento, cabos, telhados e serpentinas de arrefecimento. Visto tratar-se de um metal muito macio, é também apropriado para trabalhos de gravação, pelo que se utiliza quase desde o início em artes gráficas. O cobre encontra outra aplicação muito importante como componente de ligas. Destas, as mais importantes são o bronze, o latão e a alpaca.
Apresenta também efeitos fisiológicos. Para o Homem, os compostos de cobre são, geralmente, pouco tóxicos. Por outro lado, para os organismos inferiores, este composto constitui um veneno energético.
FERRO
Os primeiros objetos de ferro, tal como aconteceu com os outros metais naturais, foram em ferro martelado. Os primeiros utensílios e armas copiaram as formas dos seus congéneres de bronze. Posteriormente, uma primeira fase da metalurgia do ferro incluía o ferro forjado e o ferro fundido; seguiu-se a produção de toda uma gama de artefatos produzidos por artesãos que abrangia ferramentas e instrumentos para a agricultura e ofícios manuais, armas e objetos de uso quotidiano, lâminas de aço de qualidade notável e fáceis de afiar. Mais tarde, graças aos moldes de metal tornou-se possível a produção em quantidade.
A difusão dos instrumentos de ferro desempenhou um papel excepcional no desenvolvimento económico, aumentou a produtividade do trabalho e deu origem a uma revolução profunda nas técnicas agrícolas e no artesanato e na expansão mercantil. À medida que o ferro substituía a madeira e outros materiais para múltiplos usos, cresce a procura do minério de ferro.
Os utensílios de ferro facilitaram o cultivo de solos difíceis, a abertura de poços e o derrube de árvores O uso de lâminas de arado com gume de ferro representou um grande avanço no cultivo de cereais. Com o uso destes meios de trabalho melhorou a qualidade da preparação do solo, aumentou a fertilidade e a produtividade. A