As Glândulas e seus hormônios
O sistema hormonal é constituído por Glândulas Endócrinas (laçam substâncias no sangue) e mista como o Pâncreas que também é exócrina (lança o suco Pancreático no intestino, o qual não é hormônio).
Hormônios são Secreções lançadas na corrente sanguínea que controlam atividades específicas em células, órgãos ou sistemas. Quanto à natureza química podem ser:
* Proteínas – os da Hipófise, das Paratireoides e do Pâncreas;
* Derivados fenólicos – os da medula supra-renal e da tireoide;
* Esteroide – da córtex da supra-renal e das gônadas.
Quanto a Função podem ser:
* Nervosas e mentais – influenciam na formação do carácter e da personalidade;
* Sexuais e Reprodutivas – controlam o desenvolvimento das características sexuais morfo, fisio e psicologicamente;
* Metabólicas – regulam a velocidade de reações químicas celulares;
* Morfogenéticas – controlam o crescimento e desenvolvimento de certos órgãos e do indivíduo como um todo. Tireoidea – glândula que produz e secreta os hormônios T3 (Tri-iodotironina), T4 (Tetra-iodotironina/ Tiroxina) os quais estimulam o metabolismo energético., entre outros.
Os sintomas de Doença na tireoidea são:
- Hipertireoidismo (aumento do T3 e T4) que causam aumento no metabolismo, perda de peso, agitação, calores, insônia, alterações de pressão, e por tempo prolongado Exoftalmia (olhos saltados);
- Hipotireoidismo (diminuição do T3 e T4) com redução do metabolismo, ganho de peso, sonolência, desânimo, alterações de pressão.
Em crianças (Cretinismo Infantil) pode causar retardamento mental e pouco desenvolvimento, felizmente é detectado pelo exame do Pezinho.
Pode acontecer (em adultos e crianças) por Carência de Iodo, o que causa o Bócio Endêmico.
* Paratireoideas – são 4 glândulas pequenas atrás da tir. que secretam Paratormônio que controla a concentração de cálcio e fósforo no sangue.
- Hiperparatireoidismo – redução do fósforo e aumento do Ca no sangue 9que é retirado dos ossos)