As funções orgânicas em nosso cotidiano- recuperação de quimica
Funções orgânicas à são aquelas constituídas pelo elemento carbono, estudada pela química orgânica. A química orgânica estuda os compostos que contém carbono e a propriedade típica do carbono é a formação de cadeias. É chamada de orgânica porque inicialmente os cientistas pensavam que eles só podiam ser encontrados nos seres vivos ou fósseis. Hoje um grande número de compostos de carbono pode ser produzido em laboratório para utilização na indústria. Certos medicamentos, plásticos e pesticidas, por exemplo, são substâncias orgânicas sintéticas.
Existem algumas substâncias que possuem átomo de carbono, mas que fogem a este critério de classificação, por possuírem propriedades de compostos inorgânicos, dentre as quais destacam-se: CO (monóxido de carbono), CO2 (dióxido de carbono), KCN (cianeto de potássio), CaCO3 (carbonato de cálcio), Na2CO3 (carbonato de sódio), H2CO3 (ácido carbônico), entre outros.
Aminas
Podem ser produzidas na decomposição de peixes (trimetilamina), também na decomposição das proteínas de organismos humanos putrefatos (cadáveres) formando a putrescina e cadaverina, são diaminas alifáticas saturadas. Alguns compostos extraídos de vegetais, alcalóides contêm amina em sua fórmula. Em muitas sínteses orgânicas são utilizadas aminas,como na vulcanização da borracha, na preparação de corantes, na fabricação de sabões, na produção de medicamentos, etc.
Acetonas
Este composto orgânico sintético tem a forma de um líquido incolor de odor característico e facilmente distinguido.
Em nosso cotidiano tem a presença da acetona nos salões de beleza, onde é usado na remoção de esmaltes.
Anilina
Considerada como um dos compostos aromáticos mais simples. É um composto orgânico que em seu estado puro, se apresenta como um líquido oleoso incolor, com um odor característico, tornando-se castanho em contato com