As Funções da Logística
As funções logísticas de aquisição, armazenagem, transporte e distribuição necessitam de máxima eficiência para garantir que o custo logístico será baixo e não oneroso. A eficiência também garante o nível de serviço logístico da empresa.
O nível de serviço logístico refere-se à qualidade de gerenciamento do fluxo de bens e serviços, compreendendo dentre vários esforços, o desempenho relacionado ao tempo de atendimento dos pedidos (MARQUES; ODA, 2012).
Quando um armazém não está organizado de forma que facilite a localização, o acesso e o manuseio da mercadoria; ou então, de maneira que não abrigue corretamente as mercadorias, podem surgir problemas como: demora na localização do produto, extravio da mercadoria, deterioração da mercadoria, entre outros problemas mais graves, como a perda de vendas e clientes e até acidentes de trabalho. Para realizar a organização dos armazéns logísticos, a logística se vale de métodos e tecnologias específicas. As Edificações dos Armazéns Logísticos
A primeira característica a ser observada para realizar a armazenagem é a edificação do armazém. Existem tipos de armazéns específicos conforme a mercadoria armazenada, como, por exemplo, os silos, para o armazenamento de grãos e farelos.
Os silos são projetados com vistas à proteção do grão contra a umidade. Esta umidade pode ocasionar germinação ou brotamento e com isso a perda dos grãos. Os silos, normalmente fabricados em alumínio ou aço galvanizado, entre outros materiais, possuem tecnologias de respiro que impedem a entrada de água e o acúmulo de umidade, telas para proteger contra entrada de animais, sistemas de aeração e condicionamento com vistas ao impedimento da entrada de impurezas e tecnologias para manutenção e descarregamento dos silos, sem gerar perda dos grãos.
Cada ramo de atividade tem peculiaridades que exigem que o planejamento do armazém do logístico, desde a projeção do armazém até a definição do layout seja pensado de