As formas do saber - pierre levy
Relatórios dos vídeos do Pierre Levy
As Formas do Saber – Trabalho:
O novo trabalhador, segundo a concepção do Pire Levy, não é mais aquele que tem um emprego fixo, exercer a profissão, não é ter um emprego, mas prestar serviços para a sociedade. Essa concepção nos faz perceber de maneira interessante a importância dos serviços para a sociedade atual, aumenta a participação social das pessoas e evita seu alienamento.
Apesar das injustiças em relação a trabalhos que geram riquezas no plano social, mas que não retornam renumeração ao trabalhador, quando o profissional está em uma empresa, ele tem uma dinamicidade muito maior. Ele tem seu conhecimento específico aumentado e isso traz benefícios para a comunidade na qual ele se insere e, principalmente para a própria empresa que terá um trabalhador mais competente, aumentado assim a eficiência.
Outra discussão que essa nova concepção coloca é a da relação entre trabalho e lazer. Pois o trabalhador passa a se enxergar no seu próprio trabalho, e pode realizar trabalhos relacionados ao lazer, que leva o individuo a um melhor aproveitamento de suas capacidade, a um constante aprendizado e a uma melhor produtividade.
As Formas do Saber – Arte e Pensamento:
Pierre Levy nos apresenta também uma nova concepção de arte, com panoramas distintos.
Ele aborda a idéia de ciberarte, que é uma noção de artes que vão além das tradicionais através das novas mídias. É importante ressaltar que não se trata de uma substituição e sim uma integração que mostrará um outro valor da arte, que pode ser inclusive um instrumento para outra obra de arte.
A idéia é que se faça uma arte coletiva infinita na qual a concepção da obra de um primeiro artista seja o princípio para que um outro faça outra obra, e assim sucessivamente. Sendo produzida desta maneira a ciberarte se vincula a uma quantidade maior de pessoas, as quais tem um acesso irrestrito a arte