As fases da Vida Adulta
CURSO NUTRIÇÃO E DIETÉTICA – NDN 11 – 2013/2
Disciplina – Psicologia Aplicada
Professora Lígia Coppetti
Alunas: A... A....
A... P... A...
C... S... das V...
I... F...
FASES DA VIDA ADULTA
Porto alegre – RS
2013
FASES DA VIDA ADULTA
A fase de vida adulta é considerada como a fase de estabilidade, maturidade, marcada por várias transições, transformações e perspectivas de desenvolvimento profissional, pessoal e também social.
Nesta etapa da vida a tendência é haver mudanças em alguns aspectos como na maneira de pensar e agir distinguindo-se de comportamentos infantis pelas atitudes que envolvem compromissos e responsabilidades a serem cumpridas, sem que outros respondam por seus atos diretamente, como no caso dos pais para com os filhos. Porém, podemos dizer que o indivíduo nunca está pronto, acabado ou estático, ele está sempre num processo pelo qual cria e recria a si mesmo e a sua espécie.
O desenvolvimento humano na fase adulta varia de acordo com a faixa etária e também com sexo e condição social e o meio em que vive.
A vida adulta pode ser dividida em 3 fases:
ADULTO JOVEM dos 18 anos aos 30 anos;
ADULTO MÉDIO dos 30 anos aos 40 anos;
ADULTO MADURO dos 40 anos aos 60 anos.
ADULTO JOVEM DOS 18 AOS 30 ANOS
Esta fase é cheia de energia, transição da adolescência para a vida adulta.
- DESENVOLVIMENTO FÍSICO E MOTOR É o auge do desenvolvimento cardiovascular. O corpo adulto está maduro fisicamente e sexualmente. Também é o auge da atividade reprodutora e sexual (o interesse sexual encontra-se aumentado no homem no início dessa faixa etária e na mulher mais no final da mesma). Normalmente o corpo feminino sofre mudanças pela gravidez. Nesta fase há mais tecido muscular, um máximo de cálcio nos ossos, mais massa cerebral, melhor visão, melhor audição e olfato, há ainda uma maior capacidade de oxigenação e o sistema imunológico é mais eficiente.