as experiencias das dificuldades da vida
Nessa experiência, Maduro, fala que a vida é uma busca incessante pela felicidade, que não basta apenas sobreviver, a vida tem que ser significativa. Ele propõe também que todo conhecimento é um esforço, para nos orientar na procura da vida boa. O conhecimento, então, poderia ser entendido como a elaboração de “mapas mentais” da realidade, mapas baseados na experiência passada (tanto pessoal como coletiva), e essas experiências passadas ajudam a tomar boas decisões futuras na busca da boa vida, e nos dirigem para o prazeroso nos afastando do que é doloroso. Um pouco mais a frente ele diz também, que alguns sofrimentos são necessários para que questionemos a vida e encontremos respostas.
Em suma, a filosofia surgiu quando se descobriu que a verdade do mundo e dos humanos não era algo secreto e misterioso, que precisasse ser revelado por divindades a alguns escolhidos, mas, ao contrário, podia ser conhecida por todos, através da razão, que é a mesma em todos; quando se descobriu que tal conhecimento depende do uso correto da razão ou do pensamento e que, além da verdade poder ser conhecida por todos, podia, pelo mesmo motivo, ser ensinada ou transmitida.
Segundo Descartes(1596-1650),filósofo de grande importância na história do pensamento,a essência do homem é pensar.Por isso dizia:"Sou uma coisa que pensa, isto é, que duvida, que afirma, que ignora muitas, que ama, que odeia, que quer e não quer, que também imagina e que sente". O pensamento faz a grandeza ou a pequenez do homem. A grandeza decorre do pensamento bem pensado, que a valia a multiplicação do real e se esforça para desvendá-lo atentamente, saboreando sua riqueza e diversidade. Tal pensamento aprendeu a filosofar: a desejar amorosamente a verdade, a amar a sabedoria. A pequenez humana decorre do pensamento obscuro, mesquinho que desconhece o sabor da busca do saber. Esse tipo de pensamento transforma-se em meio de ocultação da