As estruturas sociais
CURSO DE DIREITO – 1º SEMESTRE – NOITE
SOCIOLOGIA GERAL E DO DIREITO
PROFESSOR: AUGUSTO TAVARES
OS TRÊS NÍVEIS DE ESTRUTURAS
E AS PERPECTIVAS TEÓRICAS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
“ IRMÃOS E AMANTES “
DIANA MARIA
JAELSON JÚNIOR DE ANDRADE BENTO
JOSÉ CARLOS PEREIRA
POLLYCARPO ALENCAR
THIAGO BEZERRA TENÓRIO DA SILVA
JUAZEIRO DO NORTE – CE
2012
1)Microestruturas Define-se esta no texto quando da afirmação que Patrick e Susan são irmãos, só este laço sanguíneo já os colocariam numa microestrutura, mas é devidamente reforçada com a citação da vivência de relação entre marido e mulher.
Macroestruturas Constata-se esta na desaprovação do relacionamento dos dois por parte de várias pessoas citadas na frase:
“Muita gente desaprova”.
Estruturas Globais É composta a partir de que o incesto é tabu em praticamente todas as sociedades.
2)Funcionalismo Segundo a obra de Émile Durkheim cada instituição exerce uma função específica na sociedade e seu mau funcionamento significa um desregramento da mesma. No texto esta perspectiva tem como modelo institucional o casamento, que para a maioria das sociedades do mundo entende-se como: “união solene entre duas pessoas de sexos diferentes que não possuam grau de parentesco próximo para constituição de família“, sendo a consumação carnal entre irmãos abominada e muitas vezes positivada como crime de incesto. Este apresenta duas características, sendo o fato social exterior na medida em que existe antes de Patrick e Susan resolverem viver maritalmente e é coercitivo porque a sociedade impõe esta regra sem o consentimento dos mesmos.
Teoria do Conflito Segundo a obra de Karl Marx todas as estruturas da organização social revelam desigualdades que levam o conflito, onde incessantemente a sociedade irá divergir sobre seus pensamentos que por serem subjetivos é de cada indivíduo. Para o casal de alemães o fato deles se amarem e viverem maritalmente diz respeito apenas a eles, mas devido às consequências que este ato