AS ESCOLAS DE GINASTICA: SAÚDE, DISCIPLINA E CIVISMO. fixamento
1724 palavras
7 páginas
AS ESCOLAS DE GINASTICA: SAÚDE, DISCIPLINA E CIVISMO.“A partir do ano de 1800 vão surgindo na Europa, em diferentes regiões, formas distintas de encarar os exercícios físicos. Essas "formas" receberão o nome de "métodos ginásticos" (ou escolas) e correspondem aos quatro países que deram origem as primeiras sistematizações sobre a ginastica nas sociedades burguesas: a Alemanha, a Suécia, a França e a Inglaterra (que teve um caráter muito particular, desenvolvendo de modo mais acentuado o esporte). [...]” (Pág.51).
“A ginástica, considerada a partir de então cientifica, desempenhou importantes funções na sociedade industrial, apresentando-se como capaz de corrigir vícios posturais oriundos das atitudes adotadas no trabalho, demonstrando, assim, as suas vinculações com a medicina e, desse modo, conquistando status. [...]” (Pág.52).
“O aprofundamento dessa temática, certamente necessária para uma maior compreensão da Educação Física. [...]” (pág.52).
“Apresentando algumas particularidades a partir do país de origem, essas escolas, de um modo geral, possuem finalidades semelhantes: regenerar a raça (não nos esqueçamos do grande numero de mortes e de doenças); promover a saúde (sem alterar as condições de vida); desenvolver a vontade, a coragem, a força, a energia de viver (para servir a pátria nas guerras e na industrial e, finalmente, desenvolver a moral (que nada mais e do que uma intervenção nas tradições e nos costumes dos povos).” (pág.52).
“[...] O seu surgimento na Europa e sua implantação no Brasil de fora apenas descritiva, tendo por objetivo trazer um maior número de informações que permitem a compreensão da presença do pensamento médico higienista na Educação Física”. (pág.52).
A ESCOLA ALEMÃ
“Na Alemanha, a ginástica surge para atingir as finalidades apontadas anteriormente, particularmente a da defesa da pátria, [...]”. (pág.53)
“A qual seria conseguida com homens e mulheres fortes, robustos e saudáveis”. (pág.53)