AS DIFICULDADE ENFRENTADA PELOS USUARIOS DO TFD no Brasil
Adriana vaze da Mota
De acordo com LARAIA (2003) Antropologia é a ciência preocupada em estudar o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões. Vale-se ressaltar que a antropologia, inicialmente, era tratada apenas como uma área de estudo dentro da História da berrante necessidade de uma área específica e subdividida a ponto de cobrir algumas fontes de perguntas sociais.
A antropologia é comumente definida como o estudo do homem e de seus trabalhos. Assim definida, deverá incluir algumas das ciências naturais e todas as ciências sociais; mas, por uma espécie de acordo tácito, os antropólogos tornaram como campos principais o estudo das origens do homem, a classificação de suas variedades e a investigação da vida dos chamados povos primitivos (LINTON apud MELLO, 1986 p. 18.).
Nestes termos, fica visível a expressão antropologia, no seu sentido etmológico, designa " o estudo do homem, num sentido mais amplo podemos entender a antropologia como a ciência que estuda as relações humanas e a cultura”. Investiga o ser humano interagindo com o seu próprio meio, seus costumes e práticas.
É importante ressaltar que antropologia da Saúde corresponde a uma especialização ou aplicação da antropologia ao estudo do comportamento humano para obtenção e manutenção da saúde através de práticas culturais. Naturalmente, trata-se de uma divisão com fins didáticos, pois não há como isolar um “fato” social do seu contexto ou realidade construída pelas sociedades humanas com sua linguagem e cultura característica. Assim sendo de grande relevância para a população
A vida se manifesta através da saúde e da doençaVII, que são formas únicas, experiências subjetivas e que não podem ser manifestadas integralmente