As diferenças interpessoais e interculturais
DIFERENÇAS INTERPESSOAIS
São todos os contatos entre pessoas. Nesse âmbito encontra-se um infindável número de variáveis como: sujeitos, circunstâncias, espaços, local, cultura, desenvolvimento tecnológico, educação e época.
DIFERENÇAS INTERCULTURAIS
O processo de relacionamento entre as diferentes culturas mostra-se de difícil trato, pois envolve uma série de diversos tipos de sentimentos, valores, hábitos, costumes, trazendo à tona alguns complicadores quando há um encontro para tratar de assuntos comuns.
OS VALORES
Valores morais são conceitos que adquirimos ao longo da vida com base nos ensinamentos que recebemos de nossos pais e comunidade na qual estamos inseridos. Tais conceitos norteiam nossa forma de ver o mundo e de agir em sociedade, impondo limites ao nosso comportamento, uma vez que muitas vezes tais valores entram em conflito com nossos desejos e estabelecem limites para nossas ações.
OS GRUPOS SOCIAIS
Grupos sociais é a reunião de duas ou mais pessoas que pelo fato de serem efetivamente semelhantes em algum aspecto e interagem de certa forma uma com a outra para atingir um determinado objetivo. Não há necessidade de proximidade ou contato mutuo para que uma pessoa seja parte de um grupo social.
NORMAS SOCIAIS
As normas sociais são prescrições de comportamento. O conceito de norma social corresponde às expectativas sociais acerca do que é um comportamento adequado ou correto. A interação entre os indivíduos não obedece ao acaso; é nas normas sociais que se encontra a base necessária à interação e à ação social humana geral.
DESENVOLVIMENTO
As relações interpessoais ocorrem em todos os meios, no meio familiar, educacional, social, institucional, profissional; e estão ligadas aos resultados finais de harmonia, avanço, e progressos ou nas estagnações, agressão ou alieneamento.
Por exemplo:
Nas relações interpessoais entre professor e alunos se dá a construção de vínculos com a aprendizagem, um dos