1 As Questoes Do Outro E Os Seus Direitos Na Sociedade
PALAVRAS-CHAVE: tolerância; interculturalismo; conhecimento;
INTRODUÇÃO
A afirmação das diferenças – étnicas, de gênero, orientação sexual, religiosas, entre outras – manifesta-se de modos plurais, assumindo diversas expressões e linguagens. As problemáticas são múltiplas, visibilizadas especialmente pelos movimentos sociais que denunciam injustiças, desigualdades e discriminações, reivindicando igualdade de acesso a bens e serviços e reconhecimento cultural.
1. As questões do outro e os seus direitos na sociedade Os Direitos Humanos passaram a ser reconhecidos no plano internacional após o segundo pós-guerra. Foi neste momento que se deu a internacionalização desses direitos, que abrange todos os indivíduos, sem distinção. Criou-se, assim, o princípio fundamental da defesa destes direitos, o princípio da não discriminação, por meio do qual todos os seres humanos, independentemente de cor, raça, opção sexual, crença religiosa, nacionalidade ou cultura, deveriam ser considerados em sua humanidade, merecendo ter seus direitos protegidos.
Um exemplo do direitos q temos perante a sociedade é o direito de ir e vir que diz o seguinte: “Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação uma às outras com espírito de fraternidade”.(artigo I, Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamados pela Resolução nº217 (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas, 10 de dezembro de