As dez pragas do egito
Introdução.........................................................................................................2
As dez pragas do Egito.....................................................................................3
Conclusão.........................................................................................................6
INTRODUÇÃO
Nesta famosa passagem bíblica (Ex 6.28-10.29), vemos o poder do Deus Hebreu manifestando-se a uma grande nação, os Egípcios.
Vemos também a fé que teve Moisés em aceitar a missão de vida, de liderar e libertar, seu povo, os Hebreus, do cativeiro de escravidão do Faraó naqueles tempos.
Quando o Deus dos Hebreus instrui Moisés para que ele volte e conduza seu povo, os Hebreus, para a terra prometida, Faraó, não reconheceu a autoridade de Moisés e muito menos do seu Deus. Proibindo que os Hebreus deixem o Egito.
Deus mostrou-se poderoso aos deuses do Egito, fazendo com que Faraó, mesmo contra a sua vontade permitisse que os Hebreus fossem prestar culto ao seu Deus no deserto e depois tendo ele perseguindo pelo deserto até o Mar Vermelho.
As 10 pragas do Egito
1 - Águas em Sangue: (7.14-11.10)
Os egípcios tributavam honras divinas ao rio Nilo, e reverenciavam-no como o primeiro dos seus deuses. Diziam que ele era o rival do céu, visto como regava a terra sem o auxílio de nuvens e de chuva. O fato de se tornar em sangue a água do sagrado rio, durante sete dias, era uma calamidade, que foi causa de consternação e terror, além de confrontar diretamente a divindade Egípcia (Ex 7.14...). Provavelmente essas águas entraram em outros locais, porque o Nilo era a principal fonte do sistema hidrográfico do Egito. A bíblia nos revela que a mudança da água foi tão grande que matara os peixes (Ex 7.21), tornando-a imprópria para o consumo humano. Os egípcios viram-se obrigados a cavar poços