As 10 pragas do egito e os 04 grupos...
HOMILÉTICA PREGAÇÃO EXPOSITIVA
Helio Ayade de Freitas
Mesquita
STNB - Seminário Teológico Nazareno do Brasil
Pólo Rio de Janeiro / Baixada
AS 10 PRAGAS E OS PARTIDOS
por
HELIO AYADE DE FREITAS
Trabalho apresentado à professora Elaine Augusta na disciplina Homilética Pregação Expositiva
Seminário Teológico Nazareno do Brasil
Pólo Rio de Janeiro / Baixada
1º Módulo de 2012
APRESENTAÇÃO
AS DEZ PRAGAS, COMO ACONTECERAM E QUEM ERAM OS PARTIDOS OU GRUPOS HERODIANOS, SADUCEUS E ESCRIBAS E NO QUE ELES ACREDITAVAM?
Estas terríveis pragas tiveram por fim levar Faraó (Faraó, era o título dado ao monarca do Egito) a reconhecer e a confessar que o Deus dos hebreus era supremo, estando o seu poder acima da nação mais poderosa que era então o Egito (Êxodo 09: 16; 01Sm 04: 08) cujos habitantes deveriam ser julgados pela sua crueldade e grosseira idolatria.
Por outro lado, em outro período em que ocorreram as divergências doutrinárias e consequentemente o surgimento dos vários grupos religiosos judeus sucedeu no período após o exílio babilônico, observamos que o exílio, que pode ser visto como castigo ou a recompensa da desobediência a Deus, fez com que o povo enxergasse seus constantes erros.
Diante do retorno do exílio e da lição aprendida, o povo se encontrava em um dilema, duvidas surgem. O que fazer para não acontecer novamente tamanho mal? Este dilema foi culminante para surgir duas tendências que seriam teses de como proceder diante de Deus e não errar mais. Delas surgem os Sadoquitas e Assideus, que não eram grupos estruturados, mas ideias que se opõe para defender qual tese Deus aprovariam e qual não aprovaria. Com o desenrolar da história, dos Assideus um racha dá fim a este grupo e deles surgem dois novos grupos que se