As contribuições da pesquisa científica nos trabalhos acadêmicos
Rogerio do Amaral
Faculdade de Comunicação Social “Jornalista Roberto Marinho” de Presidente Prudente –Universidade do Oeste Paulista
Introdução
Este artigo nasce da experiência vivida pelo autor dentro da sala de aula, ministrando disciplinas na área de metodologia científica e observando a dificuldade dos discentes em reconhecer o importante papel que a pesquisa pode acrescentar à sua formação profissional. Diante desse quadro, o presente artigo procura debater a seguinte questão: como a pesquisa científica contribui para a formação acadêmica e profissional? E qual a forma mais adequada para a sua utilização como método para obter conhecimento?
O objetivo dessa investigação é mostrar aos discentes que a pesquisa visa à formação, portanto deve ser tomada como uma forma de contribuição e não como o monstro aparente, capaz de provocar tanto medo e afastar os alunos dessa experiência gratificante. Quanto aos objetivos específicos, pretende-se discutir as diferentes formas de conhecimento e apontar contribuições da pesquisa na formação acadêmica profissional.
Para contemplar esses objetivos, adota-se a pesquisa qualitativa, cujo cerne consiste no aprofundamento sobre o objeto estudado, que dentro desse artigo refere-se à compreensão dos motivos para que os discentes tenham tanto medo da prática científica. Emprega-se também a pesquisa bibliográfica, para a investigação das teorias abordadas, especialmente, o que tange tipos de conhecimento e características da pesquisa científica. Também será empregada a técnica de coleta de dados da entrevista, ouvindo alunos da Faculdade de Comunicação Social “Jornalista Roberto Marinho” de Presidente Prudente, sobre as expectativas que eles apresentam em relação ao trabalho científico.
O presente artigo apresenta-se dividido em três capítulos, sendo o número dois voltado para a discussão acerca da teoria do conhecimento e as diferentes formas de