Surgimento e Contribuições dos Núcleos e Grupos de Estudo de Gênero nas IES do Norte e Nordeste Brasileiros
Mayanne Júlia Tomaz Freitas, UFPB
RESUMO: Esse artigo é fruto de uma pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) referente ao período de 2013-2014, que objetiva fazer o levantamento e a análise documental das trajetórias dos Núcleos e Grupos de Estudos de Gênero de universidades,articulados à Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre Mulher e Relações de Gênero (REDOR). A pesquisa, em andamento, busca resgataras origens, atividades e contribuições desses núcleos e grupos de estudos, além da história da REDOR e sua importância na articulação desses núcleos.
Palavras-Chaves: Núcleos de Estudos de Gênero. REDOR.Feminismo acadêmico.
INTRODUÇÃO
Essa pesquisa foi realizada em caráter documental/bibliográfico a partir do levantamento histórico dos Núcleose Grupos de Estudos de Gênero de universidades das regiões Norte e Nordeste do Brasil. A justificativa de sua realização é a incipiência de estudos sobre a Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre Mulher e Relações de Gênero (REDOR), uma importante rede articuladora desses núcleos e grupos. Um dos impulsionadores da pesquisa foi a articulação dessa rede com o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre a Mulher e Relações de Gênero (NIPAM), que já sediou dois encontros da REDOR, em 2005 e 2012.
Esse projeto PIBIC constitui um recorte do projeto apresentado à Chamada MCTI/CNPq/SPM-PR/MDA N°32/2012 e conta com dois planos de pesquisa. O primeiro visa pesquisar as trajetórias e contribuições dos Núcleos e Grupos de Estudos articulados a Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre Mulher e Relações de Gênero (REDOR) e o segundo visa desenvolver um mapeamento da produção científica nos Grupos de Trabalhos (GT)da REDOR em 17 encontros realizados de 1992 a 2012, portanto 20 anos.Este artigo é produto do