AS CLASSES GRAMATICAIS
Este trabalho apresenta as classes gramaticais, ou classes morfológicas. Essa estrutura classifica as palavras de acordo com sua função na oração, elas apresentam dez classificações, são elas: substantivo, artigo, numeral, verbo, advérbio, adjetivo, conjunção, interjeição, pronomes e preposição. Dentro das classes gramaticais existem palavras variáveis, que são palavras que se modificam seus radicais e invariáveis que não modificam seu radical. Essas regras tornam-se fundamental para o domínio do ler, escrever e interpretar. Neste sentido vamos estudar os aspectos estruturais de todas as classes descritas acima, aspectos que dizem respeito às flexões, grau, conjugações, classificação e formação das palavras. Diante destas regras fazem que a nossa língua seja a mais difícil comparadas às outras línguas faladas pelo mundo.
A colocação pronominal é a forma como é utilizado o pronome antes de um verbo, é subdividido em três partes. A colocação dos pronomes oblíquos é subordinante a sonoridade da frase.
Palavras-chave: Classes gramaticais. Morfologia. Colocação pronominal.
1. INTRODUÇÃO
O vocábulo na língua portuguesa é dividido em classes conforme sua morfologia em razão do significado e função que exerce. O substantivo e o verbo podemos dizer que são os elementos mais importantes de uma oração, pois eles são à base de entendimento da ideia da frase. As classes artigo, numeral, pronome, adjetivo e advérbio determinam os substantivos e os verbos. Já as preposições, conjunção e pronomes relacionam as palavras e a interjeição que expressa um sentimento, emoção, etc.
Ao todo formando dez classes são subdividas em variáveis que são aquelas que podem se flexionar em gênero, número, grau tempo, são elas: substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome e verbo, e invariáveis são aquelas que não podem se flexionar, são elas: Advérbio, preposição, conjunção e interjeição.
Na morfologia