As cinco seções do livro de Mateus
Nome: Tiago José Silva dos Santos
Turma: Martinho Lutero
Professor: Paulo Lopes
Introdução
Tradicionalmente o segundo evangelho a ser escrito, o primeiro livro do novo testamento, foi escrito para por volta de 65 D.C.. Mesmo sendo anônimo, pois não se encontra o remetente no decorrer do manuscrito, foi atribuída sua autoria ao apostolo Mateus, discípulo do Mestre.
Como foi um livro escrito para apresentar Jesus para os Judeus, Mateus apresenta seu manuscrito com uma estrutura dividida em 5 partes como no livro comum aos Judeus que é a Torah (5 livros de Moisés – Lei, ou pentateuco). Cada seção é separada por uso de um “chavão”: “e aconteceu que concluindo Jesus...”, seguido de um discurso.
Mateus começa seu evangelho com a linhagem de Jesus, provando que descende do Davi cumprindo assim as profecias. Fala sobre seu nascimento, e sobre o ministério de João, o batista. Tudo em concordância com as profecias do antigo testamento das quais faz questão de cita-las.
1. O Reino: Sua natureza e características (4; 12 – 7; 28)
Narrativa introdutória (4; 12 – 25)
Mateus começa essa narração com o ministério de Jesus iniciado após o seu batismo e após João ser preso. Jesus chama seus primeiros discípulos e sua fama começa a correr por todos os lugares.
Discurso: O sermão da Montanha (5; 1 – 7; 28).
“Jesus, pois, vendo a multidão subiu ao monte e” começou seu discurso iniciando com as 9 bem aventuranças. Nessa multidão estavam enfermos, pobres, doentes etc. e Jesus dizendo que se eles choravam eram bem aventurados, se eram humildes eram em aventurados, se eram limpos, mansos etc. No vers. 12 Jesus compara os ouvintes com os profetas do AT. O Autor se preocupa em informar que Jesus não veio destruir a lei, mas cumprir e nesse momento ele começa a “melhorar” a lei. A moralidade de Jesus vai muito além do que meras leis. O sermão da montanha é didático e busca instruir os discípulos a não serem