As Cinco Linguagens do Amor
As pessoas são muito diferentes umas das outras; pois cada um tem sei jeito de pensar, de agir, de sentir, de amar e ser amado.
Para vivermos melhor tem cinco linguagens de amor:
Palavras de afirmação
Elogiar sempre que a outra pessoa fizer algo. Elogios são motivadores.
Encorajar, incentivar ... precisamos de incentivo, encorajamento, pois muitas vezes sozinhos sentimos medo e insegurança para seguir em frente.
O encorajamento exige solidariedade, ajuda e participação.
Estou do seu lado! Como posso ajudar?
É dar crédito...
Utilizar palavras gentis, mesmo o outro falando agressivamente, com raiva; responder branda e gentilmente. Não dar ordens, mas pedir ao outro o que queremos que ele faça. Elogiar o outro na frente dos outros. Expressar o que gosta e admira no outro e não reclamar. Elogiar, admirar e reconhecer.
Tempo de qualidade
Você deve dedicar a alguém inteira atenção, sem se dividir.
Inteira atenção: dedicar aqueles momentos da sua existência ao outro, não ouvir o outro assistindo TV e estar no celular ... Sair juntos, estarem juntos e não sair andando um na gente do outro. Não é simplesmente estar juntos, mas prestar atenção. Conversar olhando nos olhos um do outro e ouvir tudo o que o outro tem a dizer. É conversar, é ouvir e ser solidário com os problemas do outro. Faze programas juntos mesmo quando não gosta muito do que o outro gosta, mas esse “sacrifício” é uma demonstração/prova de amor.
Presentes
Não importa se foi caro ou barato, é um símbolo visual do amor. Presente também, pode ser estar presente, estar perto, estar ao lado principalmente nos momentos mais difíceis, em crise.
Atos e Serviço
Criticar o outro porque ele não fez algo pode ser a indicação que “atos e serviços” seja sua linguagem de amor.
Então, você pode agradar a outra pessoa realizando serviços do dia-a-dia.
Para realizar esses serviços é necessário pensar, planejar e executar. Se cumpridos com