As Caracteristicas Do Ser Humano
Introdução
Neste trabalho pretendemos aprofundar nossos conhecimentos sobre as principais características dos seres vivis, estas são: composição química, organização celular, metabolismo, reprodução, genoma e hereditariedade, evolução e irritabilidade.
Este aprofundamento consistirá conhecer as definições e curiosidades sobre cada uma das características citadas no paragrafo anterior.
Por fim, colocaremos imagens para exemplificar o que cada característica significa.
Composição Química
A composição química é uma característica muito importante, pois a partir dela que podemos diferenciar seres vivos de matéria bruta. Apesar de que ambos são compostos por átomos em organização, as distribuições proporcionais são diferentes. Nos seres vivos há elementos químicos em mais abundancia como o carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fosforo e enxofre. Esses elementos químicos agrupados formam os compostos químicos inorgânicos (água e sais minerais) e orgânicos (carboidratos, lipídios, etc.). Já como a matéria bruta não apresenta compostos orgânicos, facilita a diferenciação dos seres vivos.
Organização celular
A organização celular é uma característica feita a partir das descobertas de Robert Hooke. A célula, unidade morfológica e funcional de cada ser vivo. Ela pode ser classificada como eucariótica ou procariótica, dependendo de sua complexidade e organização. Tendo como a mais simples a procariótica (bactérias) e mais complexa a eucariótica (seres vivos, animais, etc.). Em relação à quantidade, podem ser classificadas como unicelulares (uma célula) e multicelulares ( mais de uma célula) . Há também os chamados acelulares (não possuem células), como os vírus, porém para serem vistos como seres vivos, precisam estar dentro de outra célula como parasitas.
Metabolismo
Considera-se metabolismo, as reações químicas que ocorrem dentro do organismo e tem a função de mudar ou produzir moléculas. Ele pode ser dividido em duas formas: catabolismo