As araucárias ou pinheiros
As araucárias ou pinheiros são plantas nas quais as folhas tem formato de agulhas, aciculifoliadas, formam matas espaçadas e abertas, nas quais predomina os pinheiros, que se associam à imbuia, canela, cedro e erva mate. Nestas matas sobrevivem aves, roedores e insetos.
As araucárias mais comuns são as do tipo araucaria angustifolia, existem principalmente no Planalto Meridional, área esta com clima subtropical.
A madeira das araucárias é muito utilizada por indústrias de moveis e na fabricação de papel. Já representaram 15% da vegetação brasileira, ocupando as áreas de maior altitude da região sul, principalmente no Paraná. Hoje se calcula que ainda restem 5% da área original das araucárias.
II. OBJETIVO
Conhecer e entender mais sobre o solo, o clima, a vegetação e o relevo predominantes nas matas de Araucárias, aproveitando também para uma coleta de informações interessantes, como seu contexto histórico e realidade atual desta planta.
III. METODOLOGIA
Para alcançar os objetivos do trabalho, serão feitas pesquisas bibliográficas, logo após, pesquisas na internet sobre o tema solicitado buscando uma total compreensão dos conceitos que envolvem esta pesquisa.
IV. REFERENCIAL TEORICO
A Araucária pertencente à família das Coníferas (plantas gimnospermas – sem fruto) forma extensas e magníficas florestas no Brasil e representam uma de suas mais abundantes riquezas naturais. São encontrados extensos e verdes pinhais apenas no sul do Brasil e em algumas áreas do sudeste, a exploração dessa espécie foi muito grande pelo seu valor de exportação de larga escala.
De acordo com Romário Martins(1975,p.403), 80 milhões de hectares sendo que, mais da metade dessa superfície é no Paraná e o restante em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e mato grosso. São fontes apreciável de riquezas, capaz de modificar por si só a situação econômica da região onde se desenvolve.
Se tratando das araucárias, tudo pode ser aproveitado, a madeira