As 4 forças
FUNDAMENTAIS DA NATUREZA
As interacções entre partículas subatómicas e o comportamento em larga escala de matéria por todo o Universo, são determinadas por quatro forças fundamentais...
INTRODUÇÃO As forças unificadas e separadas: se as teorias actuais estão correctas, as forças (sub-atómicas) separaram-se uma por uma a partir de uma única super força unificada conforme o universo nos primeiros momentos de existência, expandiu e arrefeceu.
AS FORÇAS FUNDAMENTAIS Há quatro forças fundamentais dentro de todos os átomos, que determinam as interacções entre as partículas individuais e o comportamento em larga escala, de toda a matéria no Universo.
Estas são a força nuclear forte e a força nuclear fraca, a força electromagnética e a força de gravidade.
A GRAVIDADE A Gravidade é uma força de atracção que actua entre absolutamente todas as partículas no Universo. É sempre atractiva, nunca repulsiva. Esta força junta a matéria, é responsável por cada um de nós ter peso, por maçãs caírem das árvores, por manter a Lua na sua órbita à volta da Terra, por manter os planetas confinados às suas órbitas à volta do Sol, e por agrupar galáxias.
A FORÇA ELECTROMAGNÉTICA A força electromagnética determina as maneiras em que partículas com carga eléctrica interactuam umas com as outras, e com campos magnéticos. Esta força pode ser atractiva ou repulsiva. Cargas eléctricas com o mesmo sinal (duas positivas ou duas negativas) repelem-se; com sinais diferentes atraem-se. A força electromagnética mantém os electrões [cargas negativas] nas suas orbitais, à volta do núcleo [carga positiva] do átomo. Esta força é responsável pelas existências dos átomos. A força electromagnética controla o comportamento de partículas com carga eléctrica e de plasmas (um plasma é uma mistura de quantidades iguais de iões positivos e electrões, negativos) como, por exemplo, nas proeminências solares, laços coroais, e outros