as 12 portas
Segunda - Mt 16.18 - JESUS edifica sua igreja
Terça-2 Cr 14.7 - Cidades protegidas com muros
Quarta-Hb 11.10 - DEUS é o sábio construtor
Quinta - Mt 7.24 - O prudente edifica sobre a rocha.
Sexta - Ef 2.20 - .Edificados sobre CRISTO
Sábado - 1 Pe 2.5 - Edificados como casa espiritual
3. A Porta Velha (Ne.3:6) - Libertação do Passado
Essa porta fala das coisas velhas existentes em nossa alma, e que devem ser removidas. Ilustra um passado que deixa marcas no caráter; memórias feri nas que teimam em permanecer machucando; padrões de pensamento e hábitos alheios aos princípios do Reino de DEUS, enfim, tudo quanto é herança contrária à nova vida em CRISTO.
Paulo declara taxativamente: «Se alguém está em CRISTO, nova criatura é,' as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo» (2Co. 5:17). Em outras palavras, é uma nova criação e o passado não tem mais autoridade legal sobre ele. Essa é uma realidade da nossa posição em CRISTO. Acontece que em nossa alma permanecem velhos pensamentos, velhos padrões, velhas maneiras de viver, de encarar as coisas, hábitos, muito do que faz parte da velha natureza adâmica. Tudo isso deve ser removido pela porta velha, pois nossa vida em CRISTO é uma completa novidade de vida.
Paulo fala disso quando diz que fomos instruídos em CRISTO a nos despojar do velho homem, «quanto ao procedimento anterior, que se corrompe pelas concupiscências do engano; a vos renovar no espírito da vossa mente; e a vos revestir do novo homem, que segundo DEUS foi criado em verdadeira justiça e santidade» (Ef 4.21-24). Nos versículos a seguir, ele fala sobre o modo de agir do velho homem: a mentira, a ira, o furto, as palavras impensadas, a amargura, cólera, ira, gritaria, blasfêmia, malícia, dizendo que tudo isso e coisas semelhantes não devem ter mais lugar em nossa vida. Ele declara, que assim procedendo estaríamos dando lugar ao Diabo e entristecendo o ESPÍRITO SANTO, no qual fomos selados para o dia da redenção (Ef 4.30).