projeto
Especificar elementos ativos de uma rede;
Descrever unidades funcionais básicas de rede;
Identificar estruturas de rede.
Introdução
Nesta lição serão apresentados equipamentos ativos e as suas combinações em unidades e estruturas para montar uma solução de rede. Você verá que esta abordagem é simples e permite soluções modulares e escalares.
A seguir, veremos os equipamentos ativos empilháveis que podem ser utilizados num projeto de rede.
Equipamentos Ativos - Hub
O hub deve ser do tipo empilhável e ainda permitir a expansão, através de empilhamento até, no mínimo, 96 portas. Deve possuir, no mínimo 12 portas RJ-45 para conexão com as estações de trabalho e 1 porta de uplink 10BASE-T, 10/100BASE-T ou 100Base-TX, para possibilitar a interligação com outras unidades.
Uplink : Conexão com outros hubs ou com um Switch.
10/100BASE-T : Autosense, detecção automática de velocidade.
100Base-TX : Saída em 100 Mbps para conector de fibra óptica.
O hub deve possuir ainda os seguintes LEDs de monitoração:
Conexão (por porta);
Falha (por porta);
Alimentação;
Colisão.
É recomendável escolher um hub, cujo fabricante disponha também de módulos Bridge (Ponte) e Switch (Comutador) do tipo Ethernet e Fast Ethernet para montar a pilha de equipamentos no Gabinete de Conexão (rack), mesmo que estes não sejam necessários para a configuração solicitada. O hub deverá permitir gerenciamento SNMP.
SNMP : Simple Network Management Protocol
Equipamentos Ativos - Switch
Um segmento deve atender a, no mínimo, 40 pontos. A partir daí, é recomendada a utilização de Switch para permitir a criação de um novo domínio de colisão. O switch deverá ser do tipo empilhável e deverá possuir, no mínimo, 8 portas RJ-45 para conexão comos segmentos e 1 porta de uplink 100BASE-TX, para possibilitar a interligação com outras unidades.
É opcional que as portas comutadas sejam do tipo autosense 10/100Mbps e também é opcional que as portas Sitch