ARvores
4. Distinguir sólidos metálicos de sólidos não‐metálicos (iónicos, covalentes e moleculares), com base no tipo de ligação entre as suas unidades estruturais.
5. Associar cristal a um material no qual as unidades estruturais se encontram organizadas de uma forma repetida e regular no espaço tridimensional, dando exemplos de cristais metálicos, iónicos, covalentes e moleculares.
6. Identificar a sílica, a grafite, os grafenos e os nanotubos de carbono como exemplos de cristais covalentes.
7. Identificar os cristais moleculares como substâncias sólidas constituídas por moléculas organizadas de maneira regular que se mantêm unidas por ligações intermoleculares.
8. Justificar propriedades físicas de sólidos iónicos, covalentes e moleculares (por exemplo dureza do diamante, condutividade elétrica na grafite, etc.). http://www.explicatorium.com/CFQ9-Estrutura-dos-solidos.php http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=3012
A estrutura dos sólidos O estado sólido é um dos três estados físicos da matéria que, à diferença do estado líquido e do gasoso, se caracteriza por uma relativa ordenação espacial dos seus átomos numa estrutura tridimensional.
Os corpos sólidos apresentam uma série de propriedades distintas dos líquidos e dos gases. É o caso de sua capacidade para suportar tensões, tanto no sentido paralelo como no perpendicular a uma das suas superfícies. A resistência oferecida a tais forças antes de chegar ao ponto de deformação ou ruptura depende, contudo, da natureza dos átomos que constituem a substância, bem como da forma como se ordenam e das forças de ligação que actuam no seu interior.
Os sólidos podem ser divididos em duas categorias: Sólidos cristalinos e sólidos amorfos.
Sólidos amorfos
A ausência de um padrão de cristalização caracteriza os chamados sólidos