Arvore
Por grande porte, embora não exista uma definição consensual, costuma-se entender uma altura mínima de quatro metros na maturidade. Em relação ao tamanho máximo estudos demonstram que uma árvore poderia atingir de 122 a 130 metros3 , sendo uma sequoia chamada Hyperion, localizada no Parque Nacional de Redwood ao norte de São Francisco, Estados Unidos, o maior exemplar vivo conhecido no momento, possuindo 115,55m4 .
Essa definição exclui as palmeiras, que não possuem crescimento do diâmetro de seu caule para a formação do tronco, além do mesmo também não ser ramificado. Da mesma forma exclui plantas perenes lenhosas de pequeno porte, mas que se desenvolvem como se fossem árvores em miniatura como o salgueiro-anão herbáceo
Buriti – Mauritia flexuosa
O buriti é uma palmeira dióica, aquática, muito frutífera e ornamental, que apresenta uma íntima relação com a água durante o seu desenvolvimento. Ele caracteriza uma formação única do cerrado,…
Leia mais › palmeira_sagu_cycas_circinalis
Palmeira-sagu – Cycas circinalis
A palmeira-sagu é uma planta dióica, arbustiva e lenhosa, que é largamente utilizada no paisagismo, pela beleza singular formada pelo conjunto das folhas brilhantes e longas, dispostas em coroa. Apesar…
Leia mais › ficus_auriculata
Figueira-de-jardim – Ficus auriculata
Originária de florestas subtropicais úmidas do sudeste da Ásia, a figueira-de-jardim é uma árvore muito decorativa, de folhagem perene a semi-decídua. De copa densa, arredondada e larga,