Artrópodes
Funções Da Linguagem
Função Intrínseca
Emotiva Conativa Referencial Metalinguística Fática Poética
Elemento de Destaque
Emissor Receptor Referente Código Canal Mensagem
Função Emotiva
“ Posso te falar dos sonhos, das flores, de como a cidade mudou... Posso te falar do medo, do meu desejo, do meu amor... Posso falar da tarde que cai E aos poucos deixa ver no céu a lua Que um dia eu te dei”. (A lua que eu te dei/ Ivete Sangalo)
Características:
Também chamada de expressiva, tal função que ocorre quando o destaque é dado ao emissor. Suas principais características são: verbos e pronomes em primeira pessoa; presença comum de ponto de exclamação e interjeições; expressão de estados de alma do emissor (subjetividade e pessoalidade); presença predominante em textos líricos, autobiografias, depoimentos, memórias .
Função Conativa
Características:
Também chamada de apelativa, essa função ocorre quando o destaque é dado ao receptor. Observe que a intenção principal do anúncio é estimular o receptor a adquirir a revista. As principais características dessa função são: verbos no imperativo; verbos e pronomes na segunda ou terceira pessoas; tentativa de convencer o receptor a ter um determinado comportamento; presença predominante em textos de publicidade e propaganda; Emprego da ambigüidade.
Função Referencial arte Portinari: valorização do Brasil e da
Filho de imigrantes italianos, Cândido Portinari nasceu no dia 30 de dezembro de 1903, numa fazenda de café nas proximidades de Brodósqui, em São Paulo. Com a vocação artística florescendo logo na infância, Portinari teve uma educação deficiente, não completando sequer o ensino primário. Aos 14 anos de idade, uma trupe de pintores e escultores italianos que atuava na restauração de igrejas passa pela região de Brodósqui e recruta Portinari como ajudante. Seria o primeiro grande indício do talento do pintor brasileiro.
Características:
Função