Artrópodes
Os artrópodes são: triblásticos, celomados, simetria bilateral e protostômios.
O nome artrópodes significa, precisamente, patas articuladas( arthros = articulação; podos = pés). É o maior ramo do reino animal, contendo aproximadamente 775.000 mil espécies, ou seja, cerca de 80% das espécies animais conhecidas. Se enquadram dentro dos artrópodes, aranhas, escorpiões, moscas, formigas, siris, lagostas, lacraia, piolho de cobra entre outros.
Os artrópodes tem uma carapaça protetora externa, que é o seu esqueleto (mais conhecido como exoesqueleto, por se tratar de um esqueleto externo), formada por uma substância resistente e impermeável, chamada quitina, endurecida por conter muito carbonato de cálcio. Tem como funções proteger os órgãos; atuar contra a desidratação, o que representa uma importante adaptação à vida em meio terrestre; e servir de pontos de fixação da musculatura, o que facilita e aumenta a eficiência na movimentação. Entretanto, o exoesqueleto é inflexível, constituído por material não-vivo, e reveste completamente todo o corpo. Isso limita o crescimento do animal. Para que um artrópode possa crescer, o esqueleto antigo deve ser periodicamente eliminado e substituído por outro mais novo e maior. A eliminação do velho esqueleto e formação de um novo é conhecida como ecdise ou muda.
De forma geral, o tubo digestivo dos artrópodes é completo, sendo a digestão extracelular. Sendo as enzimas digestivas produzidas nos órgãos anexos o hepatopâncreas e os cecos gástricos.. Algumas variações podem surgir, dependendo do animal. Entre os insetos, por exemplo, o tubo digestivo é formado por: boca; faringe muscular; esôfago curto, associado a glândulas salivares, produtoras de secreções que umedecem o alimento; papo grande para armazenamento; moela ou proventrículo para trituração mecânica; estômago, ligado a cecos gástricos glandulares, que secretam sucos para a digestão química; intestino, área de maior absorção alimentar; reto, onde é feita a