Artrópodes
Artrópodes
3ºA²
Gabriel Nunes nº13
Jefferson Guardia nº16
Luiz Gustavo nº26
Murilo dos Anjos nº32
Wladimir de Souza nº41
Características:
Animais de simetria bilateral, segmentados, protostômios, triblásticos e celomados.
O exoesqueleto funciona como uma armadura contra os predadores e ainda auxilia evitando a perda de água (desidratação). Como consequência da rigidez do exoesqueleto e do crescimento, todos os artrópodes devem realizar uma ou mais trocas do exoesqueleto ao longo de sua vida à medida que o animal cresce. Essa troca do exoesqueleto "velho" e apertado por um novo chama-se MUDA ou ECDISE.
Os quatro grupos principais de Artrópodes
Trilobitomorfos
Todos os animais desse grupo estão extintos. Surgiram nos mares na era Paleozóica, cerca de 500 milhões de anos atrás. Já foram encontradas, mais de 3 mil espécies diferentes.
Miriápodos
Aproximadamente 11 500 espécies já foram descritas. Com o corpo alongado e grande número patas. Exemplos desses artrópodes são representados pelas lacraias ou centopéias (miriápodos) e piolhos-de-cobra (diplópodos).
As lacraias (quilopodos) têm habito noturno, são carnívoras, alimentando-se de vermes, caracóis, insetos, e ate pequenos vertebrados como camundongos. São excelentes caçadoras, pois suas estruturas corporais como um par de longas patas em cada segmento corporal; tem duas antenas compridas, são excelentes corredoras; órgãos sensoriais que lhe permitem perceber a presa e o par de apêndices transformados em forcípulas, para a inoculação de veneno.
Já os piolhos-de- cobra (diplópodos) são o contrario das lacraias, são herbívoros: alimentam-se de restos encontrados nos solos ricos em folhagem e húmus. Quando atacados enrolam-se e exalam forte odor, em um comportamento de defesa contra os predadores. São lentos, pois suas pernas são curtas, em dois pares por segmento externo. As duas antenas curtas apresentam menor numero de órgãos sensoriais. Em geral