artliderancamot

1424 palavras 6 páginas
LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO
Muito se ouve falar sobre liderança e motivação de equipes de trabalho. Atualmente muitas empresas voltam-se para a qualidade necessária à disputa acirrada do mercado nacional, onde a tradição ainda faz a diferença.
Dificilmente uma empresa presta um bom serviço se não dispõe de uma equipe motivada, e, por conseguinte, de líderes capazes de gerenciar, pois a liderança é natural, enquanto que a gerência é totalmente circunstancial, embora sejam características complementares à uma boa administração.
Existem dois tipos de líderes, quanto às suas características pessoais: os natos e os inatos.
O líder nato é aquele que traz consigo, em sua personalidade, a perspicácia e a objetividade necessárias à realização de objetivos comuns ao negócio, em qualquer grupo onde convive. Geralmente necessita exclusivamente de amadurecimento de conhecimentos.
O líder inato, por sua vez não espelha características que o destaquem frente aos demais componentes de uma organização qualquer, dependendo sempre de orientações que o levem à conclusões concisas.
Tais orientações compreendem: leituras, ferramentas gerenciais, planejamentos, análises, reuniões, treinamentos etc.
O líder nato também necessita utilizar tais orientações, mas apenas com o objetivo gerencial e não decisório. O que o difere do líder inato é a sua personalidade e objetividade voltadas para a realização de objetivos. Normalmente assume a liderança de grupos naturalmente, expondo idéias, delegando funções, distribuindo atividades, sempre com o intuito de atingir algum horizonte.
Liderar uma equipe significa transmitir a cada elemento a importância do trabalho a ser realizado, demonstrando o total controle administrativo sobre os comandados, dando-lhes motivação e compensação coerentes com a atividade a ser desenvolvida. A motivação é o fator preponderante do bom desempenho da equipe. Uma equipe motivada é capaz de produzir mais, com mais qualidade em menos tempo, sem os desgastes precoces observados

Relacionados