Artigos
Aluno: Válber da Silva Lopes.
Classe que o medicamento pertence: Classe terapêutica dos Anti-helmínticos e Antiparasitários.
Nomes comerciais e apresentações disponíveis: Zentel, Parazin, Monozol ou Albentel. A apresentação do medicamento é feita em comprimidos e suspenção oral.
Mecanismo de ação: A droga exerce sua atividade anti-helmíntica por inibição da polimerização dos túbulos; com isso, o nível de energia do helminto se torna inadequado à sua sobrevivência. O albendazol inicialmente imobiliza os helmintos e posteriormente os mata.
Indicações: Este medicamento é um carbamato benzimidazólico com atividade anti-helmíntica e antiprotozoária indicado para o tratamento contra os seguintes parasitas intestinais e dos tecidos: Ascaris lumbricoides, Enterobiusvermicularis, Necator americanus, Ancylostoma duodenale, Trichuris trichiura, Strongyloides stercoralis, Taenia spp. e Hymenolepis nana (somente nos casos de parasitismo a eles associado). São indicações ainda a opistorquíase (Opisthorchis viverrini) e a larva migrans cutânea, bem como a giardíase (Giardia lamblia, G. duodenalis, G. intestinalis) em crianças.
Posologia: Os comprimidos podem ser partidos ou tomados com água. Algumas pessoas, particularmente crianças, podem ter dificuldade de engolir os comprimidos inteiros. Nesse caso, devem ser incentivadas a mastigar os comprimidos com um pouco de água. Alternativamente os comprimidos podem ser triturados. Nenhum procedimento especial, como jejum ou uso de agente purgante, é necessário. Com o objetivo de obter cura completa no caso de infestação pelo Enterobius vermicularis, deve-se prescrever medidas de higiene tanto para os pacientes quanto para os indivíduos que utilizam a moradia dos pacientes.
Reações adversas: Raramente podem ocorrer cefaléi, náuseas, vômitos, diarréia, abstipação intestinal, secura na boca e prurido cutâneo.
Interação medicamentosa: Houve relatos de aumento dos níveis plasmáticos do