Artigos acadêmicos
Serviço Social
Ana Clara Almeida da Silva
DISCURSO SOBRE O CONJUNTO DO POSITIVISMO E POSITIVISMO E SERVIÇO SOCIAL
Belo Horizonte
2012
Exercício individual a partir dos textos “Discurso sobre o conjunto do Positivismo” (1983) e “Positivismo e Serviço Social” (1990).
1) Leia as citações abaixo: a primeira é de Comte e a segunda de Carvalho. Em seguida responda a pergunta abaixo:
A natureza intelectual do positivismo e sua destinação social somente lhe permite sucesso verdadeiramente decisivo, no meio em que o bom senso, preservado duma cultura viciosa, deixa prevalecer melhor as visões do conjunto, onde os sentimentos gerais são menos reprimidos. A esse duplo título, proletários e mulheres constituem necessariamente os auxiliares essenciais de nova doutrina geral que, embora destinada a todas as classes modernas, só obterá ascendência verdadeira nas camadas superiores, quando surgir sob este irresistível patrocínio. A reorganização espiritual só pode começar com o concurso dos mesmos elementos sociais que em seguida devem secundar, do melhor modo, seu vôo regular. Em virtude de sua menor participação no governo político, estão mais propícios a sentir a necessidade e as condições do governo moral. Destinado sobretudo a garantir-lhes contra a opressão temporal (COMTE: 1983).
O altruísmo, resumido na idéia de “viver para outrem” é colocado como base da harmonia. Todo interesse particular deve, dentro do pensamento positivo, ser entendido como um obstáculo à paz e desenvolvimento sociais. A harmonia, por sua vez, implica em uma inexistência de divergência, para o que recorrer-se-á a uma intensa persuasão no sentido de que forme uma opinião pública uniforme. Será esta uniformidade que garantirá a existência de interesses comuns, donde a coesão. Na medida em que esta vigora, torna-se mais estável a