Artigo
Os carboidratos são moléculas formadas por carbono,hidrogênio, oxigênio e são orgânicos. Os carboidratos também podem ser chamados de glicídios, hidrocarbonetos, hidratos de carbono ou açúcares. Essas moléculas são as principais fontes de energia para os organismos vivos, pois liberam energia durante o processo de oxidação e também participamna formação de estruturas de células e de ácidos nucleicos.
Os monossacarídeos são os carboidratos de constituição mais simples, possuem como fórmula geral (CH2O)n. Possuem características como sabor adocicado e podem ser classificados como trioses, tetroses, pentoses, hexoses ou heptose, quando constituídas de três, quatro, cinco, seis ou sete átomos de carbono respectivamente. A glicose é um monossacarídeo extremamente importante para a vida e serve como fonte de energia. É uma hexose de fórmula C6H12O6 juntamente com a frutose e a galactose.
Os dissacarídeos são moléculas solúveis em água, e resultaramda união de dois monossacarídeos por ligação glicosídica. Nesse evento, ocorre a liberação de uma molécula de água havendo uma desidratação. A sacarose que é a união da glicose com a frutose, a lactose que é a união da glicose com a galactose e a maltose que a união da glicose com a glicose são três exemplos muito conhecidos.
Os polissacarídeos são formados pela união de diversos monossacarídeos, como a celulose, o amido e o glicogênio.Estes são os mais conhecidos e os de maior importância biológica. São formados por cadeias longas e podem apresentar moléculas de nitrogênio ou enxofre e não são solúveis em água.
Para poder determinar açúcares redutores, como a glicose, existe um método que se utiliza o DNS (Ácido 3,5-Dinitrossalicílico).A sacarose é um exemplo de açúcar não-redutor e os açúcares redutores são aqueles que possuem hidroxila livre no carbono um.Nesta dosagem os açúcares redutores irão reduzir o DNS, formando complexos de coloração alaranjada que podem ser lido sem espectrofotômetro a