Artigo
Anderson Bortolotto; Jeison Scremin; Lucas Boaroli; Marcelo Lavezzo; Estefano Costa, Gustavo Mondardo
Departamento de Engenharia Elétrica, Faculdade SATC
Criciúma, Brasil
Professor: Célio Bolan
Disciplina: Aspectos de segurança
Departamento de Engenharia Elétrica, Faculdade SATC
Criciúma, Brasil
Resumo — A Norma NR 10 dispõe sobre as diretrizes básicas para a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, destinados a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que direta ou indiretamente interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade nos seus mais diversos usos e aplicações e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades. A intenção deste artigo é auxiliar na interpretação é a análise da redação da norma com o objetivo de esclarecer a conceituação e os aspectos a serem considerados em cada enunciado. Palavras – chave: NR10, artigo 10.6 10.7, segurança, elétrica.
I. Introdução
A norma regulamentadora número 10 busca refinar a percepção e o entendimento, do emprego das boas técnicas de segurança nas instalações e serviços com eletricidade e as garantias na preservação da vida e a manutenção de ambientes de trabalho seguros e saudáveis, de forma a subsidiar os dirigentes, as pessoas e todos os trabalhadores nas suas mais diversas atividades e responsabilidades.
As novas tecnologias implementadas em sistemas e equipamentos, no setor elétrico, como em outras atividades envolvendo os serviços elétricos dos consumidores, associados a alterações no sistema de organização do trabalho levaram a significativas penalizações aos trabalhadores, facilmente verificados com o aumento do desemprego e a precarização das condições de segurança e saúde no trabalho, com consequente elevação no número de acidentes envolvendo esse agente.
Sensível às necessidades e gravidade da situação de segurança e saúde existentes nas atividades do Setor Energético, o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio de