Artigo
Autores: Alan Ferreira Da Luz De Souza (alanluz@gmail.com) , Caique Silva De Pinho (caiquedpinho48@gmail.com) , Danilo Santos Da Silva (d_nilo@hotmail.com) , Lucas Lacerda Da Silva (lucas_llacerda@hotmail.com), Paulo Vitor De Jesus Dos Santos (paulovitor1395@hotmail.com) .
Orientador: Jorge Santos De Almeida ( jorge.santos@pro.unifacs.br).
RESUMO
O experimento teve por objetivo ampliar o entendimento nos conceitos associados à análise qualitativa e quantitativa, de maneira que possibilite estabelecer relações entre propriedades físicas, como solubilidade e densidade, e a sua utilização no processo de identificação e quantificação de substâncias. A metodologia adotada na elaboração foi a pesquisa Bibliográfica. O resultado do experimento permite identificar que substâncias miscíveis possuem afinidade devido a sua semelhança de polaridade, isso porque moléculas polares são solúveis com moléculas polares, moléculas apolares são solúveis em moléculas apolares. A polaridade dos compostos envolvidos é de extrema importância no estudo da solubilidade dos compostos na determinação de álcool na gasolina.
Palavras-chaves: Gasolina, Polaridade, Eletronegatividade, Miscibilidade.
INTRODUÇÃO
Os materiais que nos cercam, podem ser naturais ou artificiais, contudo, são em sua maioria, misturas de várias substâncias. Assim, podemos observar que essas misturas podem formar sistemas homogêneos ou heterogêneos. Um sistema será denominado homogêneo quando os componentes da mistura tiverem significativa afinidade química para interagirem entre si, constituindo uma Única fase. Já o sistema heterogêneo é constituído por componentes que não apresentam afinidade química suficiente e, como resultado, os componentes formarão fases separadas e com aspectos diferentes.
A utilização do petróleo como fonte de energia foi essencial para garantir o desenvolvimento industrial verificado durante