artigo
Resumo
Introdução
O presente trabalho tem como fundamento pesquisar questões histórico-sociais ocorridas no período da escravidão brasileira que foi abolida com a Lei Áurea: nº 3.353 (13/05/1888).Tendo como objetivo analisar o discurso escravagista presente no filme utilizando como base teórica e análise do discurso de orientação francesa. E também orientar as pessoas sobre as vigentes leis que regem atualmente para que se detenham o racismo e o preconceito contra a raça negra, e a exploração da mão de obra escravagista ainda existente nas sociedades. E discutindo a tese de que ainda haja pessoas escravizadas através de trabalhos exploradores e alegando que a justiça se oponha há esses graves problemas que e mantém desde eras passadas .Será apresentada algumas formas de prevenção para esses crimes, e também será mostrado citações de filmes e livros que marcaram esse temida época. Decorrendo então sobre uma relevante pesquisa feita para levantar hipóteses fazendo com que todos possam reconhecer a gravidade que é causada pela escravidão.
Fundamentação Teórica
A análise de discurso tem como função ocupar-se dos processos e das condições de produção da linguagem. (Orlandi 1999, p.31) A análise do discurso ocupa-se dos processos e das condições de produção da linguagem, estabelecendo que há uma relação necessária da linguagem com o contexto de sua produção.
O saber discursivo que torna possível todo dizer e que retorna sob a forma do preconstituído,o já dito que está na base do dizível, sustentando cada palavra. O interdiscurso disponibiliza dizeres que afetam o modo como o sujeito significa em uma situação discursiva dada.(Orlandi, 1999, p.31).
Medeiros;Tomasi , fundamentados em Orlandi (1999) afirmam que filia-se com relação ao sentido a outros dizeres. Os sentidos vêm pela história; não pedem licença e pousam pela memória; são dizeres de muitas outras vozes. Esse dizer não é propriedade particular; as palavras