Artigo
A contribuição das demonstrações financeiras ajuda os gestores na tomada de decisão, a estarem preparados e informados no que diz respeito a uma decisão feita no presente atraves de planejamento, o prevenindo no que possa ocorrer no futuro, e para tomar as devidas causas.
Assim como definem Brigham e Ehrhardt (2010), “Administração financeira tem como objetivo maximizar o valor de uma empresa.O valor é determinado por resultados como os relevantes nas demonstrações financeira.”
Onde, os administradores financeiros irão entender que uma decisão feita hoje, podera afetar o futuro.
Brigham e Ehrhardt (2010, p.14) cita o surgimento da administração financeira
Quando a administração financeira surgiu como um campo separado de estudo no ínicio de 1900, a ênfase era sobre os aspectos legais das fusões, a formação de novas empresas e os vário tipos de títulos que as empresas poderiam emitir para elevar levantar capital. Durante a depressão dos anos 30, a ênfase voltou-se para as falências e para a reorganização, para a liquidez das empresas e para a regulamentação dos mercados de títulos. Durante as décadas de 1940 e 1950, finanças continuaram a ser ensinadas como uma materia descritiva e institucional, entendida mais do ponto de vista de alguém de fora do que do ponto de vista de um adminitrador. No entanto, um movimento em direção a ánalise teorica iniciou-se no final na decada de 1950, o foco mudou para as desições administrativas destinadas a maximizar o valor da empresa.
O enfoque sobre a maximização de valor continua vigente no século XXI. Porém, duas outras tendencias têm-se tornado cada vez mais importantes nos ultimos anos: a) a globalização das empresas; b) o crescente uso de tecnologia da informação. Essas tendencias proveem as empresas com novas e excitantes oportunidades para aumentar a lucratividade e reduzir os riscos. Todavia, esses fatores também conduzem ao aumento da competição e de novoa riscos.
Ross,