artigo
Apesar do grande desenvolvimento teórico, a fisiologia continua a ser uma ciência eminentemente experimental; daí a importância das aulas práticas. A experiência treina o aluno no uso dos métodos, técnicas e instrumentos de laboratório, e permite a aplicação dos conceitos teóricos aprendidos. O laboratório é o lugar ideal para a realização de experimentos, possuindo instalações de água, luz e gás de fácil acesso em todas as bancadas. Possui um local especial para manipulação de substâncias tóxicas (a capela), que dispõe de sistema próprio de exaustão de gases. O laboratório é um local onde estão os equipamentos e os reagentes para a realização dos experimentos. Este é um local vulnerável a acidentes, desde que não se trabalhe com as devidas precauções. Apresentamos a seguir alguns cuidados que devem ser observados, para a realização das aulas práticas, de modo a evitar os riscos de acidentes.
Antes, Durante e Após o Experimento Não se entra num laboratório sem um objetivo especifico, portanto é necessária uma preparação prévia. Antes procure resposta para as questões abaixo: O que vou fazer? Com que objetivo? Quais os princípios químicos envolvidos nesta atividade? Durante a realização dos experimentos é necessária anotações dos fenômenos observados, condições iniciais e finais. Não confie em sua memória, tudo deve ser anotado.
Após o experimento, vem o trabalho de compilação das etapas anteriores através de um relatório, que é um modo de comunicação escrita de cunho científico sobre o trabalho laboratorial realizado.
Pré - Laboratório
Estude os conceitos teóricos envolvidos, leia com atenção o roteiro da prática e tire todas as dúvidas.
Pós - Laboratório
Lave todo o material logo após o término da experiência, pois conhecendo a natureza do resíduo pode-se usar o processo adequado de limpeza.
Guarde todo o equipamento e vidraria. Guarde todos os frascos de reagentes, não os deixe nas bancadas ou capelas. Feche as torneiras