Artigo
Paula Silva Siqueira
RESUMO: O artigo científico é uma das formas mais comuns de produção de conhecimento no âmbito acadêmico. Para que o resultado deste trabalho atinja um grau de qualidade satisfatório, além das questões inerentes a capacidade subjetiva do autor, é importante observar algumas regras técnicas de organização formal. Sendo assim, por meio da análise das normas-padrão existentes é possível construir uma espécie de manual básico de orientação aos alunos iniciantes nesta atividade de pesquisa. PALAVRAS-CHAVE: Normas. Regras. Elaboração. Artigo Científico Acadêmico.
1. INTRODUÇÃO
A presente pesquisa tem por finalidade analisar as principais regras metodológicas que devem ser observadas pelos autores durante o desenvolvimento de um artigo acadêmico.
Sem a pretensão de esgotar o tema, serão destacadas normas e dicas para a elaboração de um artigo científico produzindo em âmbito acadêmico, dando-se maior enfoque à estrutura formal de organização metodológica, bem como às normas técnicas de apresentação a serem observadas pelos estudantes que utilizem este tipo de instrumento de produção de conhecimento.
Para tanto, o método de abordagem utilizado será o dedutivo, por meio da análise de documentação indireta, envolvendo principalmente a pesquisa bibliográfica de livros e artigos relacionados ao tema.
2. ESTRUTURA BÁSICA
Antes de partir para a análise do tema é importante deixar claro que não existe nenhuma fórmula pronta para a produção de um artigo acadêmico de qualidade.
Em verdade é necessária muita dedicação e constante prática para aperfeiçoamento da metodologia aplicada a esta atividade. Neste sentido, afirma Stephen Kanitz, que “o segredo de um bom artigo não é talento, mas dedicação, persistência e manter-se ligado a algumas regras simples”.
Diversos fatores podem influenciar no resultado final de uma pesquisa: desde a qualidade das fontes utilizadas até o “talento” do autor, por