Artigo
VITÓRIA DO JORNALISMO E DA SOCIEDADE
Foi publicada em 27 de setembro a Resolução CNE/CES Nº 1, do Conselho Nacional de Educação – CNE, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Jornalismo, bacharelado. As Instituições de Ensino Superior (IES) têm dois anos para se adequarem às novas normas. Uma das grandes mudanças é da carga horária dos cursos de Jornalismo que aumenta de 2.700 horas para 3.000 horas.
As novas diretrizes têm como base o Programa de Qualidade do Ensino de Jornalismo, elaborado pela Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj; Federação Nacional dos Professores de Jornalismo – FNPJ; Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor; e Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom.
Elaborada em 2009, o projeto tramitava na CNE desde o ano de 2010. A proposta foi formulada por uma comissão de especialistas indicada pelo Ministério da Educação, a partir de uma consulta pública pela internet e três audiências públicas que contaram com a participação da comunidade acadêmica, profissionais, empresas do setor e representantes de entidades da sociedade civil.
O Curso de Jornalismo da Universidade Nilton Lins já está preparado para incorporar as novas diretrizes curriculares. Em 2014 os ingressantes encontrarão uma nova proposta curricular, onde a interdisciplinaridade será totalmente contemplada para que haja um maior equilíbrio possível entre a teoria e a prática, o curso passa a ter 3000 h/a, e estágio obrigatório.
INSERIR IMAGENS AEREA DA CIDADE UNIVERSITARIA NILTON LINS se encontra na pasta de imagens.