artigo
A Controladoria é um ramo especializado da contabilidade administrativa, as metodologias utizadas são: controle, processo de planejamento e orçamento, pode ser dividida didaticamente em Controladoria Contabil e Controladoria Administrativa, é responsavel pelo suprimento de informações aos tomadores de decisoes.
O profissional de Controladoria em uma empresa é chamado de Controller ou Controlador. A controladoria é considerada uma area de assessoria e consultoria e se baseia num sistema de informação e numa visão multidiciplinar.
2.0 Auditoria Contabil: A auditoria contábil compreende o exame de documentos, livros contábeis, registros, além de realização de inspeções e obtenção de informações de fontes internas e externas, tudo relacionado com o controle do patrimônio da entidade auditada.
A auditoria têm por objetivo averiguar a exatidão dos registros contábeis e das demonstrações contábeis no que se refere aos eventos que alteram o patrimônio e a representação desse patrimônio.
Além de ser uma técnica contábil, a auditoria também pode ser entendida como um ramo da Contabilidade.
O objeto da auditoria se resume no conjunto dos elementos de controle do patrimônio, quais sejam os registros contábeis, documentos que comprovem esses registros e os atos administrativos. Fatos não registrados documentalmente também são objeto da auditoria uma vez que tais fatos podem ser relatados por indivíduos que executam atividades relacionadas ao patrimônio auditado.
Auditoria interna: consiste em departamento vinculado a mais alta administração das empresas, é realizada por um funcionário e seu trabalho é subdividido ás áreas operacionais e as linhas de responsabilidade administrativa cujo objetivo é acompanhar os negócios da empresa, com equipe de auditores